The flap of a butterfly’s wings in Brazil set off a tornado in Texas.

.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Pode não ter poleiro, mas já chegou à ribalta...

Na ronda de entrevistas que Judite Sousa realizou esta semana na RTP1 aos candidatos às eleições Presidenciais, podemos ver os vários actores políticos a esgrimirem os seus argumentos. Esta noite, foi a vez de José Manuel Coelho e pudemos ficar a conhecer alguns aspectos interessantes. Por exemplo, Coelho admite que não quer ser Presidente e apenas se candidata para representar os portugueses sem voz. 
Por outro lado, mais uma vez ficou demonstrada a qualidade de exímia entrevistadora de Judite Sousa. Perante um candidato "enraivecido", a jornalista da RTP soube controlar o seu entrevistado. E, diga-se, que este era um difícil entrevistado. À boa-maneira madeirense, José Manuel Coelho entrou na entrevista para "partir a louça toda". Por momentos, quase que se resvalava para mais um fait-diver televisivo, mas a mestria de Judite Sousa permitiu controlar a situação.
Como candidato, José Manuel Coelho demonstrou ser completamente vazio. Sem ideias e apenas com frases satíricas (como o seu slogan Coelho ao Poleiro), claramente não é uma alternativa aos demais candidatos. Ainda assim, esta candidatura parece ser importante por dois motivos: por um lado, agitar os compadrios dos habitués políticos; por outro lado, trazer para os media algumas questões interessantes, ainda que de uma forma muito suis generis.
Contudo, no final, pouco ficamos a aprender com esta entrevista. E se já vimos que a entrevistadora esteve exemplar, o problema tem que residir no entrevistado. De política percebe pouco e a forma como conta a sua aventura na Assembleia Regional é no mínimo risível. Se fosse uma comédia, seria digna de prémios internacionais. Nota ainda para o facto de José Manuel Coelho se dizer um candidato dos madeirenses e não dos portugueses. Fica a sensação que, apesar de criticar o "tiranete" (como lhe chama) Jardim, tem também o secreto desejo de ver a Madeira como um país independente.

Anedotas à parte, José Manuel Coelho tem um mérito que ninguém lhe tira: pôr a nu a injustiça de que foi vítima ao ser impossibilitado de participar nos debates televisivos. É inconcebível que se tenham realizado debates com cinco candidatos quando, na verdade, existiam mais. Ainda assim, após esta entrevista, podemos pelo menos ter a certeza que os debates que existiram foram seguramente mais sério que com Coelho. Não obstante, foram também certamente bastante mais entediantes...

Aqui fica o vídeo da entrevista, para rever.


1 comentário:

amsf disse...

O Coelho pode contar com o meu voto contra as elites nacionais!